Libra - Primavera

por Hector Othon


Elemento: Ar 
Modo: Cardinal
Polaridade: masculina
Dimensão: segunda do ar
Planeta regente: Vênus
Palavra-chave: "Eu me relaciono"
Disposição: Equilibrar, ser apreciativo
número: 7

O Sol entra no signo de Libra no equinócio de primavera para o hemisfério sul, início da segunda metade do zodíaco. Em Libra a pessoal entra em relacionamento com o fora, com o outro, com as coisas iniciando a sua dimensão social, cósmica.

Em Libra se aprende a equilibrar a perspectiva pessoal, a perspetiva do outro e a perspectiva da relação - o Eu, o Outro e a Relação. Em Libra se aprende a "outrar".


Segunda dimensão

Libra, da segunda dimensão do signo de Ar, está ligado (tal como Gêmeos e Aquário) à  expressão, troca, comunicação, entendimento, aprendizagem, relativização. A diferença entre eles é o foco, em Gêmeos o foco é o mundo pessoal, em Libra é a relação com o outro, a diplomacia, a disposição para a escuta, em Aquário o foco é a rede, o social.


Modo cardinal

O Modo Cardinal primaveril confere ao signo de Libra no hemisfério sul uma força especial de pujança, de coragem, iniciativa que explode no encanto que tudo toma na primavera, especialmente para quem esteja pronto para desfrutar o esplendor da vida.

O Ar Cardinal junto à segunda dimensão dá ao libriano a força da decisão sabia que tem em conta o outro e o ambiente para se definir.


Vênus regente de Libra

Vênus como regente, protetora, mentora do signo de Libra agracia ao libriano com sensibilidade para perceber e produzir o belo apreciado pela maioria... o libriano como a flor gosta de adornar, embelezar, agradar, seduzir.

A pessoa, como a planta de ciclo anual no sul, está pronta para se relacionar, para entrar em parceria, se juntar e produzir posteriormente seus frutos.


Signo de libra bloqueado, enfraquecido 


Pouca capacidade de outrar, de ser diplomático, de negociar. Pouco sentido estético, falta de senso de equilíbrio e de justiça.


Libra início de outono no HN e início da Primavera no HS

Com a entrada do Sol em Libra dando início a Primavera, o astral das emanações de Libra recebidas aqui no hemisfério sul com certeza é completamente diferente em relação a como são vividas no hemisfério norte, onde se inicia o outono.

Do mesmo jeito o libriano primaveril é bem diferente do libriano outonal. Eu nasci em Cuba (hemisfério norte) e tinha um tio primo por parte de pai e uma prima por parte de mãe librianos bem próximos na minha infância. E ambos eram librianos bem outonais. Conheci muitos librianos em Cuba e sempre vi neles o lado reservado, comedido, interiorizado, elegante, nobre com que matiza outono aos librianos. 

Aqui no Brasil conheço também muitos librianos e para meus olhos salta a diferença, os librianos brasileiros são primaveris, alegres, abertos, exteriorizados, mais sociáveis, charmosos, sedutores, atrevidos.

A primavera combina muito bem com os signos de Libra, Escorpião e Sagitário, no sentido do equilíbrio, e a necessidade de complementação, de estar junto. A força da Primavera no astral requintado e sensível de Libra deixa a Primavera mais suave, bela, sociável. Ela em si já é impetuosa em seu ardor, o signo de Libra, a protege e viabiliza seu esplendor com gosto e sensibilidade a abençoando com a arte da relação.

O Sol no signo de Libra junto a primavera incita a disposição para o relacionamento feliz, harmonioso, alegre. Acorda a vontade de conhecer pessoas e se relacionar com arte e beleza. Fica-se mais receptivo, observador, se tem mais prazer em escutar e contemplar o outro, as pessoas em geral.

Nesta fase, experimenta-se atração pelo outro, e recebem-se aprendizados valiosos sobre a arte dos relacionamentos.

A cada dia o Sol passa mais tempo sobre o horizonte, e assim como o Sol a disposição pela vida aumenta. 

O libriano no Sul é agraciado com o entusiasmo da Primavera, que o deixa mais colorido, vital e sedutor. O libriano do Sul tem o senso de equilíbrio e harmonia do signo de Libra e a graça e o ímpeto da Primavera.

O signo de Libra é regido por Vênus e nele Saturno está exaltado. Vênus oferece ao libriano arte, beleza e equilíbrio. Saturno, senso de responsabilidade, estabilidade, perseverança e valorização da tradição, a Primavera vem para dar o toque final de frescor, vitalidade, fertilidade, receptividade, que deixa o libriano mais emocional e simpático.

O lado seco do elemento Ar pode dar ao libriano um ar de frio e calculista. A grande sensibilidade estética do libriano o deixa muito exigente e com aparência de fresco, com a Primavera este lado ganha encanto, charme, empatia e ele fica mais irresistível pela graça primaveril.

O libriano pode chegar a privilegiar a qualidade e beleza do relacionamento e o afeto. A paixão, a entrega íntima vem em segundo lugar especialmente como troféu da conquista da beleza e da harmonia no relacionamento.
A primavera presenteia ao libriano do sul com a cardinalidade alegre, acolhedora, afetuosa e encantadora que o deixa mais belo e sedutor.


A primavera presenteia ao libriano do sul com a cardinalidade alegre, acolhedora, afetuosa e encantadora que o deixa mais belo e sedutor.


Sugestões do trânsito do Sol pelo signo de Libra e do Calendário sagrado para o início da Primavera - iluminação e estudo da Casa 7

Sugestões do Calendário sagrado e do trânsito do Sol pelo signo de Libra:
  • Defina metas a serem realizadas nos próximos 3 meses;
  • Defina sua rotina de embelezamento, sua rotina de Vênus;
  • Revise seus figurinos e observe se eles o embelezam;
  • Acorde com o Sol. Medite e realize sua ginástica pessoal;
  • Estude seus relacionamentos. Veja como os melhorar, aprimorar, os tornar mais belos. Defina com clareza o que você quer de cada um de seus relacionamentos, e se esforce por ser o mais verdadeiro possível, sem deixar de ser gentil, carinhoso, amoroso;
  • Nos seus relacionamentos se proponha entender o comportamento de seus próximos, especialmente aquilo que te desagrada, que te perturba;
  • Defina metas para os próximos três meses;
  • Invista no seu embelezamento pessoal;
  • Invista na qualidade, harmonia, beleza de seus relacionamentos. Experimente entender os comportamentos das pessoas com quem se relaciona;
  • Elabore seus contratos de relacionamento
  • Realize seus rituais de descasamento
  • Observe na sua casa, no seu trabalho, nos lugares que frequenta em que pode colaborar com o belo, com a harmonia e com a justiça.
Exercício: Entender o parceiro

Antes de entrar no transe louco de só culpar a seu parceiro, se esforce em entendê-lo, em entender o que o molesta, desagrada, decepciona... e entendendo se proponha a junto vencer os desafios.


O calendário sagrado propõe para este período da primavera (sol transitando pelo signo de Libra) um exercício muito fácil e proveitoso:

Os parceiros se sentam um frente ao outro e um começa a falar livremente, o outro escuta e só falará "entendi" quando sentir que entendeu o que o parceiro está falando. Logo que entender, continua calado e o parceiro (que fala) continuara a falar até não ter mais nada a falar. E do mesmo jeito o parceiro que escuta, continuará escutando e só falará "entendi", quando sentir que entendeu. 

Depois do exercício os parceiros poderão fazer perguntas um ao outro tentando entender melhor como funciona o outro, e compreendendo a situação do outro ver o que podem fazer juntos para ir em frente.

O auspicioso é os amantes, os namorados, os casados, os parceiros, juntos resolverem na bênção do diálogo amoroso os desafios, este o desafio espiritual do trânsito do sol pelo signo de Libra: ser belo, harmonioso, justo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Junto

Total de visualizações de página